Educação alimentar pode ser definida como um conjunto de actividades que promovem hábitos alimentares saudáveis.
Ao fazer-se educação alimentar, as estratégias a usar devem ser adequadas à idade, nível de conhecimento e grupo cultural a que o publico alvo pertence. Uma sessão de educação alimentar só será bem sucedida se os estudantes acharem que os assuntos abordados são relevantes para a sua vida. Em Guidelines for School Health Programs
to Promote Lifelong Healthy Eating, encontramos uma série de recomendações, que podem ser levadas em conta quando trabalhamos nesta área.
Salientamos de seguida alguns aspectos que nos chamaram à atenção.
A transmissão de conhecimento nesta área deve ser activa e feita de forma divertida. As crianças e jovens irão mudar os seus comportamentos alimentares mais facilmente se:
- aprenderem participando em actividades;
- forem salientados os aspectos positivos e atraentes de uma alimentação saudável em vez das consequências negativas de um padrão alimentar desajustado.
Estratégias como dar a provar aos estudantes alimentos saudáveis; mostrar os benefícios de uma alimentação adequada a curto prazo, nomeadamente na aparência e performance física; ajudar a desenvolver capacidades no que diz respeito á preparação de refeições e leitura de rótulos; ajudar a lidar com a influência da publicidade e pressões sociais negativas na escolha alimentares; visitas ao refeitório; envolver os alunos no planeamento de ementas; são alguns dos exemplos de estratégias que podem ser desenvolvidas.
Ao fazer-se educação alimentar, as estratégias a usar devem ser adequadas à idade, nível de conhecimento e grupo cultural a que o publico alvo pertence. Uma sessão de educação alimentar só será bem sucedida se os estudantes acharem que os assuntos abordados são relevantes para a sua vida. Em Guidelines for School Health Programs
to Promote Lifelong Healthy Eating, encontramos uma série de recomendações, que podem ser levadas em conta quando trabalhamos nesta área.
Salientamos de seguida alguns aspectos que nos chamaram à atenção.
A transmissão de conhecimento nesta área deve ser activa e feita de forma divertida. As crianças e jovens irão mudar os seus comportamentos alimentares mais facilmente se:
- aprenderem participando em actividades;
- forem salientados os aspectos positivos e atraentes de uma alimentação saudável em vez das consequências negativas de um padrão alimentar desajustado.
Estratégias como dar a provar aos estudantes alimentos saudáveis; mostrar os benefícios de uma alimentação adequada a curto prazo, nomeadamente na aparência e performance física; ajudar a desenvolver capacidades no que diz respeito á preparação de refeições e leitura de rótulos; ajudar a lidar com a influência da publicidade e pressões sociais negativas na escolha alimentares; visitas ao refeitório; envolver os alunos no planeamento de ementas; são alguns dos exemplos de estratégias que podem ser desenvolvidas.
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