domingo, 25 de novembro de 2007

Educação alimentar

Educação alimentar pode ser definida como um conjunto de actividades que promovem hábitos alimentares saudáveis.
Ao fazer-se educação alimentar, as estratégias a usar devem ser adequadas à idade, nível de conhecimento e grupo cultural a que o publico alvo pertence. Uma sessão de educação alimentar só será bem sucedida se os estudantes acharem que os assuntos abordados são relevantes para a sua vida. Em Guidelines for School Health Programs
to Promote Lifelong Healthy Eating
, encontramos uma série de recomendações, que podem ser levadas em conta quando trabalhamos nesta área.
Salientamos de seguida alguns aspectos que nos chamaram à atenção.
A transmissão de conhecimento nesta área deve ser activa e feita de forma divertida. As crianças e jovens irão mudar os seus comportamentos alimentares mais facilmente se:
- aprenderem participando em actividades;
- forem salientados os aspectos positivos e atraentes de uma alimentação saudável em vez das consequências negativas de um padrão alimentar desajustado.

Estratégias como dar a provar aos estudantes alimentos saudáveis; mostrar os benefícios de uma alimentação adequada a curto prazo, nomeadamente na aparência e performance física; ajudar a desenvolver capacidades no que diz respeito á preparação de refeições e leitura de rótulos; ajudar a lidar com a influência da publicidade e pressões sociais negativas na escolha alimentares; visitas ao refeitório; envolver os alunos no planeamento de ementas; são alguns dos exemplos de estratégias que podem ser desenvolvidas.

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